Você sabia que o Mato Grosso é o estado considerado a capital do agronegócio? Giovani Dadalt Crespani, como empresário e apreciador do agro, acredita que é porque, desde os primórdios, lá aconteceu a primeira ação de produção de alimentos para comercialização. Leia este artigo até o final para conferir tudo sobre o agronegócio e como o Mato Grosso se tornou a capital desse mercado.
O Agronegócio
Como todos sabemos, o agronegócio consiste no processo de produção de alimentos, isto é, no plantio, cuidados e colheita para industrializar e distribuir para o país inteiro. o agro é um dos principais pilares da nossa economia e movimenta nosso ciclo todos os dias, sem contar que também ajuda a abastecer diversos países que não tem espaço para realizar grandes plantações.
De acordo com Giovani Dadalt Crespani, muitas regiões do país produzem sim diversos tipos de alimentos, porém, o Mato Grosso começou a ser conhecido como o maior produtor de alimentos do Brasil, sem falar na pecuária também. Por esse motivo nossa economia é bastante movimentada e comandada cerca de 60% por esse negócio tão essencial para nosso sustento.
Sendo assim, é visível a importância de dar continuidade ao negócio, uma vez que ele é essencial para nossa sobrevivência, então não deixará de existir tão cedo. Afinal, investir no agro é investir em qualidade alimentar, na qual nós podemos aproveitar a natureza para nos alimentar e suprir nossas necessidades. Com isso, é indiscutível a importância do agro para nosso país.
O Mato Grosso
Quando os europeus, mais especificamente, os portugueses, chegaram ao Brasil, chegaram primeiramente pela Bahia, a costa nordestina. Lá, eles derrubaram diversas tribos indígenas e também acabaram com muitas áreas arborizadas, essenciais para nos proteger do sol. Por isso, juntamente com os engenhos já estabelecidos por lá, a costa se tornou um lugar não muito bom para a plantação, então, com a chegada dos bandeirantes, a colônia portuguesa passou a se expandir para o meio do território que hoje chamamos de Brasil.
Segundo Giovani Dadalt Crespani, depois dessa expansão, eles perceberam que lugares como Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso eram lugares de vegetação baixa, o que passou a ser uma vantagens, afinal, não precisariam ter trabalho para derrubar árvores e começar novas plantações. então essas áreas passaram a ser utilizadas como local essencial para plantio.
Quer começar no agronegócio?
Agora que você já sabe a história de como foi o início do agro no Brasil, quer começar a sua plantação? Para se integrar ao agro, é preciso saber o que plantar, ou então, se você quiser fazer parte apenas do apoio, precisa saber como investir para ter resultados positivos. Então, por esses motivos, contatos nesses meios são essenciais para você ter referências de carreiras no agro que deram certo.
Confiança, para um empresário como Giovani Dadalt Crespani, é tudo! Não deixe de correr atrás das tendências do agro, o que plantar, o que investir e o mais importante: não deixar áreas como o Mato Grosso serem esquecidas, afinal, são as mais importantes, então, lá, é o primeiro passo de investimento que você precisa dar.