O mercado de games já mostrou a força que tem e como vai muito além de adolescentes e jovens adultos que só querem saber de brincar. Segundo projeções da plataforma de dados Newzoo, esse mercado deve movimentar mais de US$ 200 bilhões mundialmente em 2022. E foi apostando nesse potencial que João Sampaio, mais conhecido como Flakes, e João Feio, que usa o codinome Biggie, criaram as empresas Hero Base e Hero Create. A última, especializada em criar mundos no metaverso do Fortnite para grandes empresas, faturou R$ 1,5 milhão em quatro meses de existência.
A empresa começou a partir do canal de YouTube de Flakes, criado em 2016 sem muita pretensão, para dar dicas de jogos. Ele acabou conquistando os seguidores e alcançou a marca de 1 milhão de inscritos em um ano. Em 2018, contratou os serviços de edição de vídeo de Biggie, que havia conhecido em um evento de games. A parceria foi crescendo, Biggie começou a ajudar também na parte criativa de roteiros para o canal e decidiu deixar a empresa e o próprio projeto no YouTube para investir em Flakes.
Os sócios já tinham a vontade de criar uma organização de eSports, mas o medo de dar um passo mais largo os impedia de seguir com o plano. Há cerca de um ano e meio, após o Itaú sinalizar que queria ser patrocinador do projeto, eles decidiram dar uma chance para o negócio. “Eu estava em uma situação confortável, ganhando uma grana legal, para que eu vou expandir? Eu nunca tive um negócio, pessoas trabalhando para mim. Mas surgiu essa oportunidade e não quisemos perder”, relembra Flakes. Nascia oficialmente a Hero Base, uma organização com grandes criadores de conteúdo de Fortnite.
Atualmente, cerca de 60 colaboradores atuam diretamente na empresa, em funções que vão de filmmaker a designer. Além dos jogadores profissionais de Fortnite que competem, a organização também tem uma frente de criadores de conteúdo, com influenciadores que somam milhões de seguidores. A Hero Base cuida da produção de mídia para as redes sociais, dando suporte de fotografia e edição, e supervisiosa a estratégia de carreira, trabalhando comercialmente os talentos e agenciando os influenciadores para criar conteúdo para grandes marcas.
Há quatro meses, a Hero Create surgiu como um spin-off, um braço derivado da empresa-mãe, para criar mundos no metaverso. Inicialmente, essa era apenas uma pequena área de desenvolvedores da Hero Base, mas a demanda foi aumentando conforme o Fortnite começou a bombar e ganhar novos jogadores. A própria empresa desenvolvedora do jogo, Epic Games, incentiva a criação de mundos pela comunidade, o que se mostrou como oportunidade para as marcas.
“Hoje o Fortnite é uma primeira experiência de metaverso onde já é possível jogar em conjunto com outras pessoas no mesmo lobby, proporciona uma interação grande e permite fazer compras no mundo digital. A experiência é muito forte e as empresas começaram a olhar para isso e buscar quem poderia criar para eles”, explica Biggie.
Apesar de não ser jogado com óculos de realidade aumentada, o Fortnite é visto por muitos como um ambiente no metaverso, por permitir a criação e imersão em novos mundos e a interação com outros jogadores. Recentemente, a Epic Games investiu, ao lado de outras empresas, na startup Hadean, que fornece estrutura e tecnologia para monetizar o metaverso, o que pode indicar a vontade da companhia de levar o Fortnite ao próximo nível de imersão.