Essa é a palavra da moda no mundo da tecnologia. Mas o que ela significa?
Metaverso é a palavra da moda no mundo da tecnologia. Mas ninguém explica direito o que é esse negócio. Então eu explico.
O Metaverso é um universo virtual onde as pessoas vão poder interagir, conversar, compartilhar conteúdos, jogar. E claro: gastar e investir dinheiro.
É como se a gente pegasse vários aspectos da vida digital de hoje em dia e jogasse num lugar só, uma espécie de grande videogame de realidade virtual. Alguém lembra do jogo Second Life? É quase a mesma coisa, mas agora com aqueles óculos super desconfortáveis.
O Facebook está apostando tanto no metaverso que mudou o nome da empresa para Meta. E a gente sabe que no tio Mark a gente pode confiar.
Resumindo: o metaverso é mais uma maneira de a gente passar o dia com os olhos grudados numa tela. Mas, dessa vez, quase que literalmente.
Você já parou para pensar em como será a vida no metaverso? Não só a diversão e os games, mas o trabalho em si? Pois é, se ainda não estamos lá, as empresas que apostam nesse futuro estão a pleno vapor, ou seja, contratando e investindo muito nessa proposta de interação em um mundo virtual.
Como a promessa de realidade virtual está mudando a cara dos empregos em tecnologia? E como se preparar para esse mercado de trabalho que está surgindo?
Para saber mais como está o mercado de trabalho no metaverso, Anne Dias, editora-executiva da IF, conversa com Grazi Piva. Ela é diretora-executiva da consultoria de recursos humanos EDC Uni. Tem 25 anos de experiência em gestão de talentos. Fez MBA em RH pela FGV, pós-graduação em psicologia positiva e especialização neurociências pela PUC do Rio Grande do Sul.