Lidar com a raiva nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Mas você sabia que é possível controlá-la e trabalhar beneficamente com ela? Sergio Wilfrido Vasques Benitez, empresário e entusiasta do autoconhecimento, acredita que é possível externalizar a raiva de maneira saudável e positiva para o corpo e a mente, mesmo que essa prática não seja comumente executada pelos indivíduos.
Ao controlar e lidar com a raiva, é preciso, antes de tudo, compreender que não se deve inibir esse tipo de sentimento. Ela faz parte das emoções humanas e, por isso, fugir ou escondê-la fará com que o corpo desencadeie uma série de problemas como estresse, depressão e doenças cardiovasculares.
Mas, então, como trabalhar a raiva de maneira saudável e adequada?
De acordo com o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, o primeiro passo é o redirecionamento dessa emoção no momento de irritação, ao invés de soltá-la por meio de atitudes impulsivas. A partir disso, é possível trabalhar a raiva por meio de mudanças diárias em determinados hábitos, veja, a seguir, como fazer isso:
Busca pelo autoconhecimento
O primeiro passo, na visão de Sergio Wilfrido Vasques Benitez, é a busca pelo autoconhecimento. É essencial retirar um momento para si e refletir sobre o que causa a irritação (atividades, ocasiões ou relações) e questionar também sobre o modo como se externaliza todo o sentimento. A partir disso, é possível encontrar a raiz de suas questões e trabalhar para controlar a raiva nesses momentos.
Desenvolvimento empático
Uma pessoa sem desenvolvimento empático tende a não compreender comportamentos de terceiros e se irritar com mais facilidade. Um dos modos de lidar com a raiva é através do entendimento das razões do próximo para agir de determinada maneira. A partir disso, o indivíduo pode compreender melhor o porquê de pessoas e situações serem como são.
Aceitação da realidade
Um dos principais desencadeadores das emoções frustrantes (raiva, tristeza, decepção…) é a falta de controle que nós temos do mundo ao redor. Isto é, a dificuldade de aceitar a realidade e a impotência em determinados eventos singulares e coletivos. Na visão do empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, é fundamental compreender que a realidade não está sob seu controle a todo momento, e que, muitas vezes, as coisas não podem mudar.
Cuidado pessoal
Por fim, é fundamental buscar cuidar de si para externalizar a raiva de maneira correta. No parecer de Sergio Wilfrido Vasques Benitez, o trabalho com essa emoção pode ser desenvolvido por meio da escrita, desenho, prática esportiva, meditação e, principalmente, com a psicoterapia. Somente dedicando-se a si mesmo será possível controlar a raiva e demais emoções para manter a saúde e equilíbrio mental e físico.