Você já se deparou com o termo “debêntures” e se perguntou sobre o que ele significa? O empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães comenta que é interessante entender o significado desse grupo. Isso porque, ele se refere a títulos de dívidas emitidos por empresas que são comercializados para investidores. Quer saber mais sobre essa modalidade de investimentos? Então, continue a leitura deste artigo:
Para quem deseja começar a investir é importante conhecer os diversos investimentos disponíveis no mercado financeiro. Esse entendimento irá contribuir no momento de escolher uma opção que esteja em conformidade com as necessidades e expectativas de cada pessoa. Nesse sentido, uma das alternativas que merece atenção são as debêntures. Mas sobre o que elas tratam?
Debêntures, o que são?
De forma geral, as debêntures são títulos de dívidas emitidos por empresas que desejam captar recursos para realizar alguma atividade ou quitar alguma conta. Assim, ao invés de solicitarem um empréstimo para um banco, elas criam esses papéis, lançando-os no mercado. Os investidores que adquirirem esses ativos, poderão receber o valor aplicado no investimento com juros. Conforme pontua Haroldo Dalazoana Afonso Durães, os compradores se tornam um tipo de credor para a organização.
Quais são os tipos de rendimentos?
Assim como outros investimentos de renda fixa, as debêntures possuem alguns tipos de rendimentos. Eles são classificados nos seguintes grupos: prefixados — com uma taxa de juros definida no momento da aplicação —, pós-fixados — com rentabilidade atrelada a algum indicador — e híbridos, o qual envolve as duas categorias anteriores. Dessa maneira, é importante que antes de investir, uma pessoa entenda sobre as diferenças entre essas alternativas.
As debêntures são arriscadas?
Uma questão muito frequente entre as pessoas que desejam investir em debêntures é com relação aos seus riscos. Nesse contexto, saiba que apesar de ser um investimento de renda fixa, essa opção é mais arriscada que as demais, uma vez que não possui o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Por conta disso, caso a empresa entre em falência, um investidor não terá a garantia de receber o valor aplicado. Para Haroldo Dalazoana Afonso Durães, é importante se atentar a esse detalhe.
Desse modo, as debêntures são indicadas para quem deseja diversificar a carteira com investimentos mais rentáveis. Para investidores iniciantes ou com perfil conservador, por exemplo, é interessante escolher opções que tragam uma segurança maior. Com isso, é possível diminuir as chances de perder dinheiro. Portanto, é fundamental avaliar se essa alternativa é realmente ideal para as suas necessidades.
Como investir em debêntures?
Por fim, caso você tenha se interessado pelas debêntures, saiba que para investir, é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores, a qual será um tipo de mediadora entre o investidor e o investimento. Com isso feito, basta escolher um título — observando suas características — e aplicar o valor desejado. O empresário, Haroldo Dalazoana Afonso Durães, entende que é importante avaliar as opções disponíveis antes de investir.