Joni Ricardo Fernandes Duarte é um empresário que atua na área de gestão de custódia de ativos. Portanto, é aconselhável seguir suas sugestões antes de financiar um automóvel, visto que além dele trabalhar na área financeira, também possui domínio no segmento automobilístico. Confira os conselhos de Joni Ricardo Fernandes Duarte:
O que é Crédito Direto ao Consumidor
Primeiramente, Joni Ricardo Fernandes Duarte explica que o financiamento de veículos pode ser realizado no banco de preferência do cliente, pelo financiamento executado por meio do Crédito Direto ao Consumidor (CDC). O CDC é uma categoria de financiamento que permite a compra de produtos ou serviços para indivíduos que não possuam o valor total. Com ele é possível parcelar a compra realizada, contudo, o valor aprovado para empréstimo é referente ao salário do cidadão, e a situação do CPF, para que as parcelas não fiquem altas demais.
Nessa forma de financiamento o dinheiro emprestado cai diretamente na compra do indivíduo, permitindo que ele tenha a autonomia de gastar o dinheiro com o que desejar. Assim, a dívida não é com a entidade onde se efetua a compra, e sim com o banco onde foi efetuado o empréstimo.
Financiando um carro
Um automóvel possui um valor monetário alto, ocasionando que a maioria das pessoas optem pelo financiamento para a aquisição do mesmo. Joni Ricardo Fernandes Duarte apresenta três modos de financiamento, são eles: o CDC (citado anteriormente), o leasing e o consórcio. Na forma CDC o veículo fica atrelado ao banco até que se quite todas as parcelas, e em caso do indivíduo não conseguir pagá-las, o automóvel é recolhido pelo banco.
Leasing, como expõe o empresário, é a forma de financiamento em que o arrendador compra um bem e o fornece para alguém, com um prazo limitado e possibilidade de compra no final. No caso da aquisição de carros, a instituição é quem compra o veículo para o cliente, e ele o paga em parcelas negociadas com a instituição. O cliente se torna proprietário do automóvel quando se encerram as parcelas.
A terceira possibilidade de financiamento de veículos, segundo Joni Ricardo Fernandes Duarte, é o consórcio. Nele o comprador participa de um grupo de pessoas que também desejam obter um carro, gerenciado por uma administradora de consórcio. As parcelas pagas são relativas ao valor de tabela do automóvel, portanto, se o veículo adquirir maior valor no mercado, o valor das parcelas também aumentará.
É importante evidenciar que, no consórcio, é feito um sorteio mensalmente entre os participantes, e quem é sorteado adquire o carro naquele mês, continuando a pagar as parcelas negociadas com a administradora do consórcio.
Além disso, Joni Ricardo Fernandes Duarte ressalta que as modalidades de financiamentos de automóveis citadas servem tanto para veículos novos, quanto para seminovos. Cada forma de financiamento é relativa ao perfil do comprador, portanto se você deseja obter logo um automóvel, é aconselhável o modo de financiamento CDC.