Para desenvolver uma sociedade mais justa é necessário combater a corrupção. Diante disso, o advogado Bruno Burilli Santos entende que é importante conhecer os principais órgãos que combatem a corrupção, a fim de apoiarem os mesmos. Quer contribuir para a construção de uma sociedade mais justa? Acompanhe o artigo e conheça os principais órgãos que combatem a corrupção.
Controladoria Geral da União
De acordo com o apoiador da luta contra a corrupção, Bruno Burilli, um dos principais órgãos que atuam combatendo a corrupção é a Controladoria Geral da União, responsável por controlar internamente o governo federal e as respectivas atividades relacionadas à proteção do patrimônio público.
Portanto, o órgão em questão contém a finalidade de promover a transparência da gestão pública, evitando que atos corruptos sejam efetuados pelos integrantes do Governo Federal, garantindo maior segurança à população, e permitindo que a mesma tenha consciência e controle sobre os segmentos públicos em que seu dinheiro está sendo aplicado.
Ministério da Economia
Ainda, como aponta o intermediário da lei Bruno Burilli Santos, outro órgão que desempenha um papel extremamente fundamental para o combate à corrupção na nação brasileira é o Ministério da Economia, responsável por orientar as políticas e normas que regem a Administração Pública Federal.
Assim, esse órgão contém como principal foco fortalecer a capacidade do Estado em promover um desenvolvimento sustentável da sociedade, através da adequada distribuição financeira para garantir aos cidadãos acesso a recursos públicos de qualidade, bem como educação, saúde, saneamento básico e segurança.
Banco Central do Brasil
Por fim, como indica o Dr. Bruno Burilli Santos, outra instituição que exerce um papel importante no combate à corrupção é o Banco Central do Brasil, sendo o mesmo um dos principais orientadores do Conselho Monetário Nacional, contendo o objetivo de garantir a manipulação honesta do dinheiro público por parte do governo.
Logo, a instituição em questão possui a responsabilidade por zelar pela adequada liquidez da economia, mantendo as reservas nacionais equilibradas e impedindo que os membros do governo se apropriem de recursos financeiros que são pertencentes a destinação pública, além de estabilizar o poder de compra da moeda.
Você já conhecia algum desses órgãos responsáveis pelo combate à corrupção?