Apesar dos desafios no atual cenário DeFi e metaverso, os relatórios destacam o crescimento potencial e a inovação nesses setores emergentes.
Estudos patrocinados pelo governo em Hong Kong identificaram as finanças descentralizadas (DeFi) e as tecnologias de metaverso como novas oportunidades para melhorar o domínio da região no cenário global de fintech.
O Instituto de Pesquisa Monetária e Financeira de Hong Kong (HKIMR), o braço de pesquisa da Academia de Finanças de Hong Kong (AoF), divulgou dois relatórios em 25 de junho, cada um detalhando as implicações do DeFi e do metaverso no setor financeiro.
O relatório de Hong Kong sobre DeFi destacou o crescimento explosivo do ecossistema, de uma capitalização de mercado modesta de US$ 6 bilhões em 2021 para mais de US$ 80 bilhões em 2023. Acrescentou:
“Esses números demonstram que o potencial do DeFi não pode ser ignorado.”
O DeFi, que representa 4% do mercado geral de criptoativos, atualmente permanece um mercado amplamente inexplorado. Como mostrado abaixo, mais de 70% das empresas de cripto que participaram do estudo ainda não exploraram a tecnologia.
Leia o guia para iniciantes da Cointelegraph sobre finanças descentralizadas para saber mais.
Explorando o potencial do DeFi
O estudo apontou problemas existentes no DeFi em torno de governança, conformidade e vulnerabilidades, mas permaneceu amplamente otimista sobre suas características únicas:
“O DeFi tem o potencial de fornecer novos serviços financeiros, como staking líquido, empréstimos rápidos e formadores automáticos de mercado, com redução na velocidade de transação e aumento na inovação, automação e inclusão financeira.”
Quando se trata do metaverso, o estudo de Hong Kong revelou que as instituições financeiras locais exibiram um nível moderado de engajamento, apesar de seu alto interesse. Essa descoberta alinha-se ao sentimento demonstrado pelos respondentes de Hong Kong.
Sentimentos mistos sobre o Metaverso
Mais de 51% dos respondentes apostam contra o potencial futuro do metaverso, dos quais 6% eram provedores de serviços de metaverso.
No entanto, um setor dos negócios de fintech de Hong Kong está ativamente buscando desenvolvimentos relacionados ao metaverso. Enoch Fung, CEO da AoF e diretor executivo do HKIMR, disse:
“As tecnologias emergentes do DeFi e do metaverso, que estão intimamente conectadas aos desenvolvimentos mais amplos de ativos virtuais e Web3, provavelmente apresentarão várias oportunidades para a indústria de serviços financeiros em Hong Kong.”