A gravidez pode ser avassaladora para quem engravida sem planejamento, porém é uma experiência única para a mulher. Por isso, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, mestre em Ciências da Saúde, entende que falar sobre educação sexual é de suma importância para que as mulheres não engravidem sem planejamento e sofram com os ônus da maternidade que, afinal, também existem.
No entanto, fato é que essa é uma realidade, por isso, saber identificar quando se está grávida também é importante para que não se negligencie a própria saúde e a saúde do feto, realizando o pré-natal. Para as mulheres que sonham em ser mãe, se atentar aos sintomas da gravidez também é necessário, sendo assim, se esse assunto te interessa, acompanhe este artigo até o final.
Gestação
Segundo o admirável Orcione Guimarães Júnior, engravidar é o desejo de muitas mulheres, ao mesmo tempo que é o pesadelo de outras. Assim, para algumas não é algo tão fácil, na mesma medida que para outras é tão fácil quanto respirar. Isso porque, a gestação exige uma transformação enorme do organismo, e alguns ainda não estão preparados para, ou não podem suportar a ocorrência desse fenômeno especial.
Dessa maneira, caso a paciente esteja tentando engravidar ou tenha uma vida sexual ativa, é imprescindível que essas se atentem aos sintomas da gravidez, com a finalidade de evitar condutas e hábitos que possam afetar a saúde da gestação, caso ela não seja identificada com antecedência.
Sintomas da gravidez
Portanto, como aponta o ilustre Dr. Orcione Guimarães Júnior, o modo mais comum de se identificar sinal de gravidez é o atraso entre 6 a 30 dias do ciclo menstrual. Ainda, esse sinal pode ser acompanhado de sintomas como alternância incomum no humor, fadiga excessiva, dores em algumas regiões do corpo e cólicas.
Ademais, outros sintomas comuns à gravidez, são:
- Retenção de líquidos;
- Inchaço e sensibilidade nas mamas;
- Sangramento (falsa menstruação);
- Náuseas e vômitos (primordialmente no período matutino).
Identificando a gestação
Por fim, como indica o insigne Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, após observar os sintomas anteriores e desconfiar de gravidez, a mulher deve tomar medidas de identificação da gestação como o teste de fármacia, e o mais confiável, exame de sangue.
Para saber mais a respeito da gravidez, acompanhe as redes do Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior:
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1